2 months ago
ArchDaily

A Exposição “ARX Arquivo/Archive: Touring Exhibition#1”, versão itinerante da mostra que em 2013 esteve na Garagem Sul do CCB em Lisboa, vai poder ser vista no Convento de Cristo em Tomar a partir de 10 de Dezembro.

A exposição “ARX Arquivo” – Exposição Itinerante, foi inaugurada no dia 17 de outubro na Galeria Municipal de Arte – “Quartel”, numa organização da Delegação Centro da Ordem dos Arquitetos e da Câmara Municipal de Abrantes.

ARX arquivo é uma exposição centrada na construção de um arquivo. Um arquivo que se constitui, dando-se a ver, mostrando-se. Proporciona a experiência de habitar esse arquivo, com as suas formas surpreendentes de referenciação e classificação do processo arquitetónico.

Quando quer classificar esta exposição, a primeira feita de propósito para o novo espaço Garagem Sul, no CCB, Nuno Mateus encontra uma definição categórica: ARX:Arquivos, mais do que mostrar como o arquitecto pensou, «mostra o arquitecto a pensar».

A arquitetura volta à programação do CCB nos 20 anos do Centro Cultural de Belém. A primeira é “ARX: Arquivo”, passeio pelos 20 anos de experiência do ateliê de José e Nuno Mateus e pela maneira como pensam os seus edifícios, inaugurada hoje. Com um piscar de olhos a 1993.