Conservatório de Música de Cascais

Descrição

A Escola de Música e Sede da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras ocupa o antigo edifício da Pensão  Boaventura, situado na parte baixa do Monte Estoril, no concelho de Cascais. Trata-se de uma construção original do início do séc XX destinada a habitação unifamiliar e conhecida por “Chalet Madalena”. A casa preenche quase a totalidade do centro do lote, que se veio estender a sul pela aquisição da parcela de terreno adjacente, ocupada apenas por um magnífico palmeiral centenário.
Entendeu-se preservar a casa existente e a sua relação com o terreno, não tanto pela relevência das suas qualidades arquitectónicas, que são modestas, mas por ser uma tipologia característica da zona do Estoril, que tem consistentemente vindo a ser demolida e substituída por edifícios de grande porte, que preenchem na totalidade os seus lotes, eliminando jardins e bloqueando permeabilidades visuais.

O interior da casa foi totalmente reconstruído, respeitando a tipologia cruciforme de distribuição espacial da casa original, adaptada às actuais necessidades. As salas do novo programa, em geral de pequenas dimensões, são na maioria desenhadas, tendo em vista o ensino musical individual e de pequenos grupos. Esta característica do programa obriga também a dar resposta adequada a fortes condicionantes acústicas.

A construção da nova sala polivalente, de maiores dimensões, destinada a ensaios e espectáculos de orquestra, fez-se por simples extensão do embasamento em pedra da casa original em direcção ao palmeiral. A sua geometria combina a resposta às circunstâncias visuais da envolvente de forma a enquadrar o ambiente numa intensa relação com o jardim, adequar a sala a exigências acústicas especiais e permitir o atravessamento marginal no lote de uma nova rua de acesso ao estacionamento.
A sua cobertura é agora terraço exterior de lazer, um natural prolongamento do espaço interior do antigo chalet e de articulação com o jardim.

Ficha Técnica

Dono de Obra
Câmara Municipal de Cascais
Localização

Monte-Estoril, Cascais, Portugal

Concurso
2003 - 1º Prémio
Projecto
2004
Obra
2006 - 2007
Área

900 m2

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

Colaboradores

Paulo Rocha, João Rodrigues, Gonçalo Azevedo, Pedro Sousa, Sónia Luz, Tânia Pedro, Bruno Gonçalves, João Dantas

Arquitectura Paisagista

F&C, Arquitectura Paisagista Lda.

Estruturas

SAFRE, Estudos e Projectos de Engenharia Lda.

Instalações e Equipamentos Eléctricos e de Telecomunicações

Segurança Integrada

PEN, Projectos de Engenharia Lda.

Instalações e Equipamentos de Águas e Esgotos

AQUADOMUS, Consultores Lda.

Acústica

CERTIPROJECTO, Projectos de Engenharia Lda.

Plano de Segurança e Saúde

Eng. Germano Viana Rodrigues

Fotografia

FS + SG – Fotografia de Arquitectura
Fotografia : Fernando Guerra
Produção Fotográfica : Sérgio Guerra
® copyright

Construtor

Soenvil