Escola Secundária de Caneças

Descrição

Trata-se da renovação e extensão da Escola existente, localizada na periferia de Caneças, num território de intensas descontinuidades. Encontrámos um conjunto decadente, composto por seis pavilhões quadrangulares desnivelados e desajustados entre si, que originavam uma ideia de escola fragmentada.

A proposta estrutura-se a partir de uma dupla interpretação do conceito de aprendizagem: a aprendizagem formal e a aprendizagem informal. Esses dois tipos traduzem-se no edifício em duas arquitecturas diferentes que dialogam entre si. Assim, a rigidez própria dos pavilhões existentes, ocupados pelas salas de aula, numa estrutura própria de autênticas “máquinas de aprender”, contrasta com a “informalidade” da parte nova, que se molda para ligar os pavilhões – e os pisos – anteriormente segregados, proporcionando uma “aprendizagem informal” a partir dos espaços colectivos.

Considerando que na escola todos os espaços são espaços de ensino, que cada um tem a sua importância própria e que todos são importantes, a organização e a articulação inter-espacial pretende-se fluida e com grande permeabilidade física e visual, fomentando a apropriação espontânea e criativa, despoletando a vontade de aprender através do espaço. São as relações inter-pessoais e as actividades humanas que, no fundo, estão na base de todo o conhecimento.

Do ponto de vista tectónico, procuram-se soluções que concedam ao edifício uma ideia de unidade matérica e que dotem o espaço de um carácter elementar e abstracto, uma base neutra que permite a sua apropriação de forma espontânea pelos alunos.

Ficha Técnica

Dono de Obra
Parque Escolar EPE
Localização

Rua da Escola Secundária, Caneças, Portugal

Projecto
2009 - 2010
Obra
2010 - 2013
Área

Edifício Escola - 11.600 m2
Área Total de Intervenção - 32.600 m2

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

Colaboradores

Ricardo Guerreiro, Fábio Cortês, Ana Fontes, João Dantas, Sofia Raposo, Mariana Sá, Emanuel Rebelo, Diana Afonso, Miguel Torres, Filipe Cardoso, Bruno Martins, Marc Anguill, Gaia Pelizzari, Rodrigo Henriques

Arquitectura Paisagista

Traços na Paisagem

Design Gráfico

ATELIER PEDRO FALCÃO – Designer Pedro Falcão

Demolições, Fundações, Contenções, Estruturas e Arruamentos

SAFRE, Estudos e Projectos de Engenharia Lda

Instalações Técnicas e Equipamentos Especiais

PEN Engenharia

Condicionamento Acústico

CTQ, Lda.

Plano de Segurança e Saúde, Projecto RSU (Remoção de Resíduos Sólidos), Plano RCD (Resíduos de Construção e Demolição)

SOLGEN

Estudo Geológico e Geotécnico

GEOTEST

3D

Traços na Paisagem