Grande Hotel

Descrição

Com a designação de Grande Hotel Estrade, nome do seu fundador francês, o edifício original pretendia alojar as famílias aristocráticas que seguiam a Corte na sua estadia de veraneio em Cascais, mas que aí não possuíam casa própria.
A mansão original tinha apenas 3 pisos quando foi inaugurada em 1898, na Avenida Sabóia, junto ao Jardim dos Passarinhos. Nos anos 30 do séc.XX o imóvel foi ampliado para 4 pisos e viu o seu nome alterado para Grande Hotel Monte Estoril. Já nos anos 50 o hotel foi novamente ampliado para a sua configuração actual.
Apesar desta evolução, a riqueza do desenho e materialidade da estrutura original foi-se perdendo progressivamente ao longo destas sucessivas alterações e acrescentos.  Contudo, o imóvel  com que nos deparamos hoje, marca efectivamente uma presença de particular relevo não apenas na memória visual do Monte Estoril, como na harmoniosa definição do contexto em que se insere, pelo que o projecto adopta uma estratégia de reabilitação que procura respeitar as principais características arquitectónicas do edifício, nomeadamente a sua volumetria, desenho das fachadas e detalhes de maior qualidade.
Agora, passada que está mais de uma década ao abandono, pretende-se readaptar esta estrutura a um uso residencial de qualidade compatível com a sua localização privilegiada e valor icónico na memória do Monte Estoril.
Se a norte se entendeu fundamental preservar a essência do carácter actual do edifício, com a manutenção e reabilitação das fachadas, a sul, com amplas vistas sobre o mar, as antigas varandas deram lugar a uma nova e ampla transparência e à leveza de um desenho claramente mais contemporâneo.

Ficha Técnica

Localização

Monte Estoril, Cascais, Portugal

Projecto
2014
Obra
2014 - 2016
Área

5735 m2 Área Bruta de Construção
606 m2 Área Bruta Ampliada

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

Colaboradores

Ana Sofia Amador, Eduardo Arnaut, Aslıhan Ay Güngör, Paulo Rocha

Fundações e Estrutura

Paulo Ribeiro

Águas, Esgotos, Gás, Térmica, Acústica

CTQ – Projectos de Engenharia e Gestão de Empreendimentos, Lda

Sci, AVAC, Electricidade, ITED, Elevadores, Térmica

Prosirtec, Projectos e Serviços Técnicos, Lda

Construção

Sanjosé

3D

1825 empreiteiros digitais