Redbridge School

Descrição

Redbridge é uma nova escola internacional localizada no coração do bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. O desafio pedagógico era ambicioso: criar uma escola humana e inovadora que promova a criatividade, a alegria de aprender e a abertura ao intercâmbio internacional multilingue, onde a arte desempenha um papel educativo central e as crianças se sintam valorizadas, seguras e felizes.

O terreno para construção era curto e de forma peculiar – duas frentes opostas de um quarteirão, ligadas por uma faixa estreita em torno de uma casa existente no centro do lote. De acordo com o regulamento urbanístico, o edifício norte, na ala mais larga do lote, deveria seguir o alinhamento do quarteirão e limitar-se a 4 pisos, seguindo a escala dos edifícios vizinhos. A sul, numa zona bastante mais estreita e com algumas árvores de grande porte a preservar, a construção deveria ser isolada, destacada do contexto. Essas condicionantes estabeleceram as bases para um caminho conceptual de duas tipologias distintas unificadas por um sistema estrutural e de acabamentos comuns – o edifício norte faz parte da cidade enquanto o sul está emerso no jardim.

O Pavilhão Sul é um edifício baixo e recortado que acomoda as salas de aula do jardim de infância e um pequeno espaço para professores. As suas fachadas côncavas, de formato orgânico, resultam do posicionamento de algumas árvores existentes e de um conjunto de novas árvores introduzidas, definindo um ambiente de simbiose entre construção e natureza. A cobertura acessível é uma extensão vertical do jardim, ampliando consideravelmente o pequeno recreio.

O Edifício Norte é um volume urbano que define a rua e a cidade. Tem quatro pisos acima do solo, e alberga o programa principal da escola – Primária, 1º e 2º ciclos, e todas as áreas comuns da escola. O último andar é um grande espaço aberto, uma sala polivalente de eventos, ginásio e recreio coberto.

A madeira foi selecionada desde o início como seu principal material estrutural e de acabamentos, devido à mensagem pedagógica inerente ao seu baixo impacto na natureza, ao ambiente acolhedor e à rapidez de construção que vocaciona – tivemos apenas um ano para pensar e construir esta escola.

 

Ficha Técnica

Dono de Obra
Redbridge School
Localização

Rua Francisco Metrass, Campo de Ourique, Lisboa

Projecto
2016-2017
Obra
2017-2018
Área

407 m2 Área Bruta de Construção (Fase 1)
4564 m2 Área Bruta de Construção (Fase 2)

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

Colaboradores

Ana Sofia Amador, André Pires, Raquel Serralheiro e Marcelo Cardia

Construção

 

Alves Ribeiro, S.A.

Fundações, Estrutura e Instalações

SAFRE, Estudos e Projectos de Engenharia, Lda

Arquitectura Paisagista

 

Traços na paisagem

Fotografia

FG + SG – Fotografia de Arquitectura

Fotografia : Fernando Guerra

Produção Fotográfica : Sérgio Guerra

® copyright